Espaço Smart: empresa iniciou negócio vendendo steel frame e hoje revoluciona a construção industrializada no Brasil

Espaço Smart: empresa iniciou negócio vendendo steel frame e hoje revoluciona a construção industrializada no Brasil

Renan Hessel da Cunha, diretor de Operações Técnicas, estará no congresso do Construmetal 2025 e vai contar como a empresa conseguiu abrir 43 lojas em todo o Brasil para levar a construção a seco aos quatro cantos do país

 

A Espaço Smart nasceu em 2010, em Ponta Grossa (PR), com o propósito de projetar e fabricar estruturas em steel frame. Mas, logo de início, seus proprietários se deram conta de que o consumidor precisava ter acesso não só a estrutura metálica da obra, mas a solução completa da construção industrializada, com todos os componentes, de forma integrada. Foi assim que, em 2015, nasceu uma nova concepção de negócio que está revolucionando a construção industrializada no Brasil.

 

A empresa desenvolveu uma rede de lojas de varejo espalhadas pelo país em que o construtor encontra todos os itens da construção a seco, seja para construir uma casa ou um empreendimento. “Queríamos que ele comprasse aquela edificação em um só lugar, facilitando a jornada de construção dele”, explica Renan Hessel da Cunha, diretor de Operações Técnicas da Espaço Smart.

 

Renan Cunha é um dos palestrantes do painel “Construção Industrializada em estruturas leves– Rompendo paradigmas” do congresso Construmetal 2025, em que vai contar como está sendo o processo de dar acesso à construção industrializada aos construtores de todas as regiões do país.

 

Dentro do ecossistema Espaço Smart, o consumidor pode encomendar não só a estrutura metálica, mas também os perfis de fechamento da construção, as esquadrias, os revestimentos, entre outros itens. Ou, se quiser, pode comprar uma casa inteira de uma vez: é só escolher a planta, a metragem, e o restante fica por conta da empresa, que entrega a casa prontinha ao cliente. No site da Espaço Smart há um espaço chamado “Loja de Casas”. Ali é possível escolher o projeto da casa e ver todos os detalhes como custos, etapas da obra e materiais empregados.

 

Segundo Renan Cunha, além da fábrica de estruturas metálicas, a empresa tem hoje fábricas de drywall, de esquadrias em pvc e de revestimento sintético que imita pedra. Tudo para facilitar o processo de construção a seco. Conta ainda com uma equipe de engenharia e arquitetura especializada em projetos de construção industrializada. “Temos o ecossistema completo: fabricação própria, varejo, serviço e logística”, explica.

 

O diretor de Operações Técnicas da Espaço Smart argumenta que se o Brasil quer, de fato, industrializar a construção civil, precisa fazer com que toda a população do país tenha acesso a ela. “Nosso propósito é democratizar a industrialização da construção”, afirma Renan. “Queremos que o construtor lá de Fortaleza tenha acesso a industrialização. Ele vai conseguir comprar e a gente vai entregar com facilidade, porque temos lojas e fábricas espalhadas por todas as regiões brasileiras. Levamos a sério o nosso propósito de transformar a construção civil no Brasil”.

 

Renan Cunha conta que, atualmente, 92% das empresas de construção no Brasil têm menos de 20 funcionários. O objetivo da Espaço Smart, segundo ele, é que estas pequenas empresas conheçam o sistema construtivo industrializado e passem a utilizá-lo.

 

Pensando nisso, a empresa investe também em capacitação de mão de obra, já que estes construtores precisam aprender a trabalhar com a construção a seco, processo totalmente diferente da construção convencional. Dentre as 43 lojas do grupo, 10 delas já contam com centros de capacitação. “Quando fazemos treinamento em Recife, por exemplo, o nosso intuito é influenciar aquela microrregião. Quero que todos de lá conheçam e sejam capazes de trabalhar com construção industrializada”.

 

O modelo de negócio adotado pela empresa tem dado certo. De acordo com Renan Cunha, o número de casas vendidas pela Espaço Smart no ano passado cresceu 40% em relação ao ano anterior. “Em 2024 vendemos 900 casas. A meta para este ano é chegar em 1.200. Sem contar os empreendimentos que também fazemos”, conta Renan Cunha.

 

No ano passado, a empresa faturou R$ 520 milhões. E a perspectiva para este ano é superar R$ 700 milhões. Os investimentos também continuam a todo vapor. O objetivo é terminar 2025 com 50 lojas. Cinco delas já estão em execução: em Teresina, Belém, São Luís e duas no Rio de Janeiro.

 

 

Para mais informações, inscrições e detalhes da programação, acesse:
www.congressoconstrumetal.com.br

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