Lido

ESTUDO TÉCNICO-ECONÔMICO DE COBERTURAS DE GALPÕES TRELIÇADOS EM AÇO

Tema: Estruturas de aço e mistas de aço e concreto

Autor: PRISCILA AQUINO COUTINHO

Curso: ENGENHARIA CIVIL

Universidade: Universidade Federal da Paraíba

Email: eng.priscila.aquino@gmail.com

Professor: Eduardo M. B. Campello

Trabalho:

Resumo:

Pagamento:

PRISCILA AQUINO COUTINHO

ESTUDO TÉCNICO-ECONÔMICO DE COBERTURAS DE GALPÕES TRELIÇADOS EM AÇO

14/06/2023 15:43

Status:

Analise

PRISCILA AQUINO COUTINHO

ESTUDO TÉCNICO-ECONÔMICO DE COBERTURAS DE GALPÕES TRELIÇADOS EM AÇO (arquivo em word)

14/06/2023 15:45

Status:

Analise

Eduardo M. B. Campello

O trabalho aborda temática aderente ao congresso e é de pleno interesse do público e da comunidade técnica. Recomendo a aprovação, com os ajustes e esclarecimentos apontados a seguir.

1) Curiosamente, em todas as tipologias consideradas há uma grande densidade de diagonais e montantes (vide Figs. 4 e 5) (montantes muito próximos entre si, implicando diagonais com ângulos muito obtusos). Esse aspecto pode ter levado a um consumo exagerado de aço para esses elementos, o que eventualmente pode ter ofuscado ou mascarado o consumo dos banzos. Isso talvez explique por que a tipologia com banzos paralelos resultou mais eficiente do que a trapezoidal, contrariamente ao esperado (a princípio, essa última deveria ser mais eficiente, por propiciar um braço de alavanca maior entre os banzos no meio do vão). Seria desejável ajustar a modulação dos montantes em todas as tipologias, para que as diagonais tenham ângulos mais próximos a 45 graus, e refazer as análises. Assim, as conclusões acerca da tipologia ótima para os vãos considerados podem ser mais confiáveis.

2) Na pág. 4, dois últimos parágrafos, o critério para determinação das alturas das treliças e distâncias entre banzos não está totalmente claro. Explicar melhor. (A propósito: esse parâmetro tem grande influência no desempenho de cada solução, e pode afetar as conclusões do trabalho - recomenda-se chamar a atenção do leitor para esse fato).

3) No último parágrafo da introdução é dito que as treliças são formadas por PFF. Contudo, na pág. 5 é dito que o aço desses elementos é o A-36. Checar.

4) Aparentemente, faltou reportar os deslocamentos horizontais (vide Tab. 1 - só os verticais parecem ser apresentados).

5) Seria interessante reportar o percentual da capacidade resistente dos elementos em cada solução. Pode ter acontecido de uma determinada solução ter sido dimensionada de forma muito mais eficiente do que outras, o que enviesaria as conclusões. O desejável seria que todas as soluções tenham um dimensionamento relativamente parecido no que diz respeito ao uso da capacidade resistente dos elementos - ou que, se não for o caso, seja feita a devida ressalva no artigo.

6) Aparentemente foi realizada uma modelagem tridimensional, o que provavelmente exigiu a inclusão de travamentos no modelo. Se esse for o caso, seria interessante comentar por que se optou pela análise 3D, ao invés de uma mais simples por pórticos planos. 

7) Embora o texto esteja escrito em estilo claro e relativamente didático, uma revisão geral na redação (gramática e ortografia) é recomendada para remover inconsistências e melhorar a qualidade final da publicação.

04/07/2023 15:38

Correção

Sidnei

Prezada Priscila:
Favor atender as observações feitas pelo professor revisor e reenviar o artigo final para aprovação.
Isto sendo feito, o mais rápido possível, passaremos para a fase seguinte com a preparação da apresentação, cujo template ppt será enviado tão logo seja aprovado o seu artigo, bem como as instruções para a finalização da sua inscrição e pagamento da taxa correspondente.
Agradeço a atenção.
Sidnei Palatnik
Coordenador de Palestras

14/07/2023 17:33

Mensagem

PRISCILA AQUINO COUTINHO

22/07/2023 21:11

Status:

Analise

Eduardo M. B. Campello

A autora procurou atender às principais questões levantadas na submissão original. Algumas questões secundárias, contudo, parecem persistir após a revisão (por exemplo, os pontos 3, 5, 6 e 7 dos comentários do revisor), sem que a autora tenha dado algum esclarecimento ou justificativa para não atender. Como se tratam de aspectos secundários, não comprometem a aceitação do trabalho - ainda que tivesse sido desejável a sua consideração. Sugestões para submissões futuras: (1) destacar na versão revisada todas as alterações feitas em relação à versão original (por exemplo, utilizando letra com cor diferente, ou marcadores de texto). Essa é uma prática comum na revisão de artigos, e permite que os avaliadores identifiquem mais facilmente aquilo que foi de fato alterado. (2) Fornecer uma resposta sucinta a cada um dos questionamentos feitos pelos revisores, em uma página separada. Essa também é uma prática comum, e muito importante.

26/07/2023 18:42

Aprovado

PRISCILA AQUINO COUTINHO

COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO

26/07/2023 21:37

Status:

Analise

Henrique

01/08/2023 15:15

Aprovado

realização:

Entre em Contato:
+55 (11) 2226-3100

Atendimento ao Congressista:
visitante@francal.com.br

plugins premium WordPress

Enviar mensagem